Estação de Atocha – Almudena Grande

Andrea Lima

Sou a fundadora de Descubra Madrid Concierge. Meu realizo quando consigo que meus clientes retorna a suas casa, com um desejo de regressar à Madrid!

16 de janeiro de 2023

A Estação de Atocha é a principal estação ferroviária de Madri, localizada no centro da cidade. É uma das maiores estações de trem da Europa e é um importante ponto de passagem para quem visita a cidade. Recentemente seu nome mudou para Almudena Grande.

A primeira estação foi construída em 1851 e era muito mais simples do que a atual. Ela foi ampliada e renovada várias vezes ao longo dos anos para acomodar o crescente tráfego ferroviário.

O edifício atual da estação foi construído em 1892 e projetado pelo arquiteto de Madri Alberto de Palácio Elissagne, com colaboração do engenheiro Francisco Jareño. O edifício é conhecido pelo seu estilo arquitetônico único, com uma fachada de pedra e janelas grandes que deixam entrar muita luz natural.

A Estação de Atocha é um importante ponto de passagem para quem visita Madri, pois é um terminal ferroviário principal e também é servida por várias linhas de metrô, ônibus e táxi. Dentro da estação, há vários quiosques, lojas e restaurantes para os viajantes. Além disso, há uma área verde coberta, chamada de Jardim de Atocha, que é um oásis de tranquilidade no meio da agitação da cidade. O jardim é habitado por várias espécies de plantas e animais, incluindo pássaros e tartarugas.

Se você estiver visitando a cidade, certamente irá passar pela Estação para pegar um trem para cidades vizinhas, ou outros destino ao norte ou ao Sul de Espanha

Fatos importantes que aconteceram na Estação.

Os Atentados de Atocha ocorreram em 11 de março de 2004, quando uma série de bombas explodiram em trens de metrô em Madri, Espanha. As explosões aconteceram durante o horário de pico da manhã, quando os trens estavam lotados de passageiros, e deixaram mais de 190 pessoas mortas e mais de 1.800 feridas.

As bombas foram colocadas em mochilas e explodiram em quatro trens que estavam viajando para a Estação de Atocha, a principal estação ferroviária da cidade. As explosões causaram um caos total na rede de metrô de Madri e deixaram a cidade em estado de choque.

Os responsáveis pelos atentados foram posteriormente identificados como um grupo extremista islâmico conhecido como “Al Qaeda”, que reivindicou a autoria dos ataques em um vídeo encontrado em uma casa em Madri. Os membros do grupo foram posteriormente presos e condenados por seus crimes.

foram um dos maiores ataques terroristas na história da Espanha e deixaram uma marca profunda na sociedade espanhola. Ainda hoje, a data é lembrada como um dia de luto e reflexão.

Como chegar na estação de Atocha?

A Estação Atocha  e é a principal estação de trem da cidade, servindo tanto ao trem de alta velocidade  das companhias  RENFE, com os AVE, como as companhias privadas OIUGO, IRYO, e ainda faz ligação às zonas metropolitanas e suburbanos da capital espanhola. 

 A Estação Atocha fica localizada na Calle de Atocha, a uma curta distância a pé do Parque del Retiro, do Museu do Prado, do Museu Reina Sofia e da Catedral de Almudena

Existem várias opções de transporte para chegar à Estação Atocha. Os viajantes podem optar por tomar o metrô (linhas 1), táxis, ônibus, trens, e até mesmo a bicicleta públicas.

Para os que estão hospedados próximo à Gran Via, recomendo tomar a linha gratuita, saindo do intercambiador de Moncloa, ônibus 001. 

Para você que ainda nao nos acompanhe pelas nossas redes, siga-nos e fique por dentro de tudo que esta acontecendo na cidade.

Venha conhecer Espanha com nossos guias brasileiros. Siga-nos no nosso instagram

 

 

Também pode estar interessado em…

Somos especialistas em tours guiados com fluência em português

Contato:

    INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS

    Responsável: DESCUBRA MADRID CONCIERGE S.L.-. Finalidade: Gerenciar a solicitação que você fizer neste formulário de contato. Legitimação: Consentimento do interessado DESTINATÁRIOS: Não serão cedidos a terceiros salvo obrigação legal. DIREITOS: Você pode exercer seus direitos de acesso, retificação, exclusão, oposição e outros direitos legalmente estabelecidos a qualquer momento através do e-mail sergio @ descubramadrid.com
    INFORMAÇÃO ADICIONAL: Pode consultar aqui informação adicional e detalhada sobre proteção de dados.

    Aceito a política de privacidade.

    Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente. Nossos telefones estão à sua disposição.

    Whatsapp:

    Telefones:

    +34 91 005 26 74

    +34 622 672 201

    +55 113 042 797

    0 comentários

    Abrir chat
    Olá, você precisa de ajuda?
    Quer saber mais informação sobre nossos serviços? Falamos ?