Catedral da Almudena em Madrid

catedral da almudena em madri

descubra

20 de outubro de 2022

É um edifício de 102 metros de comprimento e 69 metros de altura, construído durante os séculos XIX e XX numa mistura de diferentes estilos arquitetónicos:

  • exterior neoclássico,
  • interior neogótico
  • e cripta neo-românica.

A catedral está localizada no Centro histórico da cidade. A fachada principal fica em frente ao Palácio Real. A fachada do transepto está voltada para a Calle Bailén e o acesso à cripta é feito pela Cuesta de la Vega, no final da rua principal. Ao contrário da maioria das igrejas cristãs, leste-oeste, a catedral tem uma orientação norte-sul, desde a sua concepção como parte integrante de todo o Palácio Real. É construído em pedra Novelda e granito de pedreiras próximas.

Catedral de la Almudena (Madrid) 25
Luis García, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

As origens da Catedral da Almudena remontam à pequena igreja de Santa María de la Almudena, de origem tardo-medieval, localizada a poucos metros da atual catedral. Durante séculos houve tentativas de dar maior grandeza à referida freguesia, as tentativas tornaram-se mais intensas com a crescente importância do império e da sua capital.

Um pouco de sua história

A construção da Catedral da Almudena começou em 1883, sob o reinado de Alfonso XII. Mas não foi concluído até mais de cem anos depois. Em 1993 foi consagrado e dedicado pelo Papa João Paulo II, durante uma de suas viagens à Espanha. A estátua de João Paulo II pode ser vista ao lado da entrada do templo no lado leste.

PopeJohnPaulIIStatueAlmudena gobeirne
Photograph by Greg O’Beirne, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O que é hoje o edifício religioso mais monumental da capital espanhola não nasceu, porém, com esta intenção. A priori, eles queriam construir um panteão neste local para a rainha María de las Mercedes, esposa de Alfonso XII, que, de fato, colocou a primeira pedra em 4 de abril de 1883. Os planos para este edifício foram desenhados pelo arquiteto e político Francisco de Cubas.

A morte de Cubas em 1899 seria um grande revés para o andamento da obra, sucedendo nos anos seguintes os arquitetos Miguel de Olavarría, Enrique María Repullés e Juan Moya. Assim, em 1911 começou a ser construída a cripta neo-românica. No entanto, a eclosão da Guerra Civil interrompeu novamente o projeto e, quando em 1939 se quis retomá-lo, a escassez econômica significou uma laje pesada.

Quando a construção do templo foi definitivamente retomada, decidiu-se pôr fim ao projeto neogótico do Marquês de Cubas, por entender que sua estética não se encaixava em nada com o estilo arquitetônico do Paço Real, um edifício que dá para a catedral.

O que se pode ver na Catedral da Almudena

Museu e Cúpula da Catedral

Madrid, Catedral de la Almudena-PM 06714
PMRMaeyaert, CC BY-SA 3.0 ES, via Wikimedia Commons
Por um lado, os objetos expostos no museu têm um valor histórico e religioso considerável, é interessante seguir o guia de áudio gratuito com explicações em espanhol e inglês usando a rede Wi-Fi da catedral em seu celular.

Cripta da Catedral

Cripta de la Catedral de la Almudena, Madrid, España, 2014-12-27, DD 44
Diego Delso, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Localizada exatamente abaixo da Catedral e com as mesmas dimensões da planta, a entrada, localizada no lado sul do edifício, ao longo da Calle Mayor, lembra alguns templos medievais.

Nossa Senhora da Flor de Lis

Nuestra Señora de la Flor de Lis, Madrid, España, 2015.
Almudena Cathedral, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Acredita-se que foi mandada pintar por Afonso VI antes de ser encontrada a imagem da Virgem de Almudena, escondida há séculos antes da iminente invasão sarracena. Uma das peças mais apreciadas da cripta.

A vista de cima

É o que mais impressiona do lado de fora da cúpula. A partir daqui pode desfrutar de uma excelente vista panorâmica, com vista de 360 ​​graus, de toda Madrid. A Casa de Campo, as montanhas, toda a área plana a sul, os telhados do centro de Madrid. Tudo é visto de uma perspectiva privilegiada. Sem dúvida, é um dos melhores miradouros de Madrid.

Na Descubra Madrid somos uma empresa especializada em guias em brasileiros em Madrid.

Conheça aqui os nossos serviços.

Também pode estar interessado em…

0 comentários

Hola ¿necesitas ayuda?