Parque do Retiro em Madri. Sua história e o que ver

Parque do Retiro em Madri

descubra

20 de outubro de 2022

El Retiro é o parque mais importante de Madri e um dos lugares preferidos dos moradores e turistas. É um grande espaço verde de aproximadamente 120 hectares no coração de Madrid.

Diz-se muitas vezes que o Parque do Retiro é o pulmão de Madrid e de o que não costuma duvidar é que o Parque do Retiro é o parque mais representativo de Madrid e, devido à sua localização central, é palco de uma grande variedade de atividades cidadãs e é visitado pela maioria dos turistas que passam pela capital.
Parque del Buen Retiro, Madrid, España.
By Alex Proimos from Sydney, Australia – _MG_2750, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25651271

El Retiro é um grande parque, se levarmos em conta sua localização, extensão e suas mais de 15.000 árvores de espécies muito variadas.

Este parque, com quase quatro séculos de existência, é atravessado por inúmeros caminhos que percorrem toda a sua extensão. Existem praças ornamentadas que distribuem esses caminhos, esculturas e monumentos dedicados a pessoas famosas, fontes históricas, lagoas de diferentes tamanhos. Também instalações desportivas, jardins com decoração variada, esplanadas onde se pode sentar para uma bebida, edifícios históricos e até o eventual palácio, todos eles centros de atracção para caminhantes e turistas.

Um pouco sobre sua história

Este parque urbano foi construído em meados do século XVII para usufruto do rei Felipe IV. Embora tenha sido parcialmente destruído durante a Guerra da Independência, recuperou todo o seu charme e elegância e tornou-se um parque para o povo e a realeza.

A história do Parque del Retiro remonta ao século XVII. Foi então que o Conde-Duque de Olivares, o favorito de Filipe IV, concebeu um espaço de recreio para o rei e a sua corte em redor do Mosteiro dos Jerónimos, antigo refúgio dos reis da casa da Áustria. Construiu-se um grande palácio, já desaparecido, e outros edifícios circundantes de grande sumptuosidade. O Casón del Buen Retiro e o Salón de Reinos sobreviveram desse complexo.
Ao mesmo tempo, foram construídos os jardins, incluindo o Lago Grande e o Lago do Sino. Com o tempo, foram feitas reformas nas quais foram acrescentados novos elementos e só com a Revolução de 1868 o recinto foi aberto ao público de forma permanente. Mais tarde, foram acrescentados os palácios de Cristal e Velázquez, o Monumento a Afonso XII e o Roseiral.

O que você pode ver no Parque do Retiro

No Parque do Retiro há centenas de recantos para visitar e atividades para desfrutar: espectáculos de marionetas, músicos, quiromantes, cartomantes e videntes são algumas das distrações habituais.

Alguns de seus muitos pontos de interesse são:

Lagoa

Jardines del Buen Retiro de Madrid
Manuel Mohedano Torres, CC BY 3.0 ES <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/es/deed.en>, via Wikimedia Commons

A lagoa artificial é uma das primeiras imagens que veremos se entrarmos pela Puerta de Alcalá. Na lagoa você pode alugar barcos a remo ou fazer um pequeno passeio em grupo.

Monumento a Afonso XII

Imponente monumento localizado em uma das margens da lagoa anterior, foi inaugurado em 1922. Aos domingos você encontrará muitas pessoas perto do monumento tocando tímpanos e outros instrumentos.

Palácio de Cristal

Palacio de Cristal, Parque del Retiro, Madrid, España, 2017-05-18, DD 25
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons
Construído em 1887 próximo ao seu lago artificial, o Palácio de Cristal abriga diversas exposições temporárias. Inicialmente foi usado como uma estufa.

Jardim de rosas

Rosaleda del Retiro (Madrid) 06
Luis García, CC BY-SA 3.0 ES <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/es/deed.en>, via Wikimedia Commons
Embora a melhor época para visitar a Rosaleda seja talvez na primavera, a verdade é que vale a pena ver o jardim de quase um hectare durante todo o ano.

Paseo de la Argentina

Parque del Retiro (Madrid) (26238322812)
Jose Luis Cernadas Iglesias from Coruña, España, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons
Comumente chamado de Paseo de las Estatues, é um passeio onde encontraremos estátuas dedicadas a todos os monarcas da Espanha.

Casinha de pescador

Casita del Pescador (Retiro, Madrid) 02
Felipe Gabaldón, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

É outro dos caprichos de Fernando VII. Consiste numa construção idílica no meio de um pequeno lago que se apoia numa plataforma. Serviu para distrair o rei e sua corte.

Precisa de um guia brasileiro?

Confira nossos serviços para turistas brasileiros em Madrid.

Também pode estar interessado em…

0 comentários

Hola ¿necesitas ayuda?