Hoje queremos falar sobre o Museu de História de Madrid, porque não o deve perder e o que deve ver neste museu.
Madrid é uma das maiores cidades espanholas do território e também se atreve a ser a capital do referido país. Tem uma população estimada entre 6 e 7 milhões de habitantes e é considerada uma das cidades que oferecem a melhor qualidade de vida em todo o planeta. Por ser o centro do país, é também o centro das mais importantes agências governamentais, como as Cortes Gerais e os Ministérios, além de ser o local onde residem oficialmente os Reis e o Presidente da Espanha. É uma das cidades mais ricas da Europa, como comprovam alguns estudos, além de ser um dos locais preferidos para grandes empresas multinacionais abrirem novas filiais.
Luis García, CC BY-SA 3.0 ES, via Wikimedia Commons
História de Madri
Madri passou por mudanças e transformações ao longo de sua história, principalmente protagonizadas pelos múltiplos governantes e reis que governaram a cidade. No início do século XX, Madrid atingiu meio milhão de habitantes e, com maior atividade económica e urbana, começou a desenvolver-se, dando origem à criação de novos edifícios, mercados e meios de transporte.
Durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade sofreu vários danos e perdas. Graças aos esforços de reconstrução na década de 1960, foi possível recuperar o esplendor da cidade. Desde então e até hoje, o desenvolvimento tecnológico fez de Madrid uma das mais belas capitais da Europa, tornando-a proprietária de magníficos edifícios, tanto clássicos como modernos.
Por que você deve visitar o Museu de História de Madri?
O Museu de História de Madrid é uma janela para a longa história da cidade. Imagens de invasões, revoltas, guerras e acontecimentos transcendentais. Mas também de manifestações artísticas e culturais, da evolução urbana e histórica da cidade, dos costumes e da vida anónima de gerações de madrilenos.
Abriga obras excepcionais de grande valor documental, artístico e até anedótico. Entre eles:
- o modelo Madri,
- a porcelana da Real Fábrica del Buen Retiro e coleções de fotografias,
- gravuras,
- leques
- e cartografia histórica.
Claro que dentro das obras a destacar está a Alegoria da Villa de Madrid de Francisco de Goya.
Francisco de Goya, Public domain, via Wikimedia Commons
Onde está localizado o Museu de História de Madrid?
Está localizado na rua Fuencarral 78. Está instalado especificamente no antigo San Fernando Hospice, um edifício construído durante o reinado de Filipe V. Destaca-se o seu portal principal, considerado uma obra-prima do barroco espanhol.
A história do museu
Devemos viajar no tempo e voltar ao ano de 1929 para conhecer sua origem. Quando o Museu Municipal foi fundado com o objetivo de preservar a memória histórica de Madrid. O poeta Manuel Machado foi seu primeiro e ilustre diretor.
Durante a Guerra Civil Espanhola o museu cancela a sua atividade. A valiosa e emblemática porta barroca é protegida por uma parede de tijolos. Em seus porões, guardavam-se os objetos valiosos contidos no museu e outros que vinham de outras instituições próximas.
Em 1955 o museu foi fechado para reforma e não reabriu suas portas até 1978.
Após longos anos de reformas e remodelações, em 2014 o Museu de História de Madrid volta a funcionar com uma aparência muito mais moderna e adequada à época atual.
Coisas a ter em mente se você visitar o Museu de História de Madri
Se decidir visitar o Museu de História de Madrid, vale a pena ter em conta algumas coisas:
- As visitas ao Museu de Madrid são de acesso gratuito
- Não é necessário reservar com antecedência para visitas individuais.
- As visitas guiadas individuais e em grupo requerem reserva prévia por e-mail.
O Museu de História de Madrid está bem servido de transportes públicos e, estando na zona central de Madrid, não é recomendado o uso de carro.
Na Descubra Madrid somos uma empresa especializada em guias em brasileiros em Madrid.
0 comentários