O que ver no Museu de História de Madrid

O que ver no Museu de Historia de Madrid

descubra

20 de outubro de 2022

Hoje queremos falar sobre o Museu de História de Madrid, porque não o deve perder e o que deve ver neste museu.

Madrid é uma das maiores cidades espanholas do território e também se atreve a ser a capital do referido país. Tem uma população estimada entre 6 e 7 milhões de habitantes e é considerada uma das cidades que oferecem a melhor qualidade de vida em todo o planeta. Por ser o centro do país, é também o centro das mais importantes agências governamentais, como as Cortes Gerais e os Ministérios, além de ser o local onde residem oficialmente os Reis e o Presidente da Espanha. É uma das cidades mais ricas da Europa, como comprovam alguns estudos, além de ser um dos locais preferidos para grandes empresas multinacionais abrirem novas filiais.

Museo de Historia de Madrid (España) 03
Luis García, CC BY-SA 3.0 ES, via Wikimedia Commons

História de Madri

Madri passou por mudanças e transformações ao longo de sua história, principalmente protagonizadas pelos múltiplos governantes e reis que governaram a cidade. No início do século XX, Madrid atingiu meio milhão de habitantes e, com maior atividade económica e urbana, começou a desenvolver-se, dando origem à criação de novos edifícios, mercados e meios de transporte.

Durante a Guerra Civil Espanhola, a cidade sofreu vários danos e perdas. Graças aos esforços de reconstrução na década de 1960, foi possível recuperar o esplendor da cidade. Desde então e até hoje, o desenvolvimento tecnológico fez de Madrid uma das mais belas capitais da Europa, tornando-a proprietária de magníficos edifícios, tanto clássicos como modernos.

Por que você deve visitar o Museu de História de Madri?

O Museu de História de Madrid é uma janela para a longa história da cidade. Imagens de invasões, revoltas, guerras e acontecimentos transcendentais. Mas também de manifestações artísticas e culturais, da evolução urbana e histórica da cidade, dos costumes e da vida anónima de gerações de madrilenos.

Abriga obras excepcionais de grande valor documental, artístico e até anedótico. Entre eles:

  • o modelo Madri,
  • a porcelana da Real Fábrica del Buen Retiro e coleções de fotografias,
  • gravuras,
  • leques
  • e cartografia histórica.

Claro que dentro das obras a destacar está a Alegoria da Villa de Madrid de Francisco de Goya.

Alegoría de la Villa de Madrid por Goya
Francisco de Goya, Public domain, via Wikimedia Commons

Onde está localizado o Museu de História de Madrid?

Está localizado na rua Fuencarral 78. Está instalado especificamente no antigo San Fernando Hospice, um edifício construído durante o reinado de Filipe V. Destaca-se o seu portal principal, considerado uma obra-prima do barroco espanhol.

A história do museu

Devemos viajar no tempo e voltar ao ano de 1929 para conhecer sua origem. Quando o Museu Municipal foi fundado com o objetivo de preservar a memória histórica de Madrid. O poeta Manuel Machado foi seu primeiro e ilustre diretor.

Durante a Guerra Civil Espanhola o museu cancela a sua atividade. A valiosa e emblemática porta barroca é protegida por uma parede de tijolos. Em seus porões, guardavam-se os objetos valiosos contidos no museu e outros que vinham de outras instituições próximas.

Em 1955 o museu foi fechado para reforma e não reabriu suas portas até 1978.

Após longos anos de reformas e remodelações, em 2014 o Museu de História de Madrid volta a funcionar com uma aparência muito mais moderna e adequada à época atual.

Coisas a ter em mente se você visitar o Museu de História de Madri

Se decidir visitar o Museu de História de Madrid, vale a pena ter em conta algumas coisas:

  • As visitas ao Museu de Madrid são de acesso gratuito
  • Não é necessário reservar com antecedência para visitas individuais.
  • As visitas guiadas individuais e em grupo requerem reserva prévia por e-mail.

O Museu de História de Madrid está bem servido de transportes públicos e, estando na zona central de Madrid, não é recomendado o uso de carro.

Na Descubra Madrid somos uma empresa especializada em guias em brasileiros em Madrid.

Conheça aqui os nossos serviços.

Também pode estar interessado em…

0 comentários

Hola ¿necesitas ayuda?