Os 7 melhores museus de Madrid que você deve visitar

mejores museos de Madrid

Descubra Madrid Concierge

10 de novembro de 2023

Se você é apaixonado por cultura e arte, neste artigo vamos explicar quais são os melhores museus de Madrid. Por isso, encorajamos você a continuar lendo para que possa visitar os museus mais importantes da capital.

Os 7 melhores museus de Madrid

A seguir explicamos quais museus são imperdíveis na cidade de Madrid. Nós os selecionamos levando em consideração o número de visitantes anuais, as críticas recebidas e as obras de arte que abrigam.

Museu do Prado

Museo del Prado 00 Fachada 1a
Oilisab, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É um dos mais importantes a nível nacional, localizado em Madrid, especificamente no Paseo del Prado s/n, pela grande quantidade de obras de arte que guarda nas suas salas e corredores. A sua fama ultrapassou fronteiras, ocupando sempre as primeiras posições dos principais museus a nível mundial.

Fundada em 1819, o conteúdo deste museu destaca-se, principalmente, pelas obras de arte do século XVI ao século XIX de pintores famosos como Velázquez, El Greco ou Rubens, entre outros. Você poderá ver obras tão reconhecidas como Las MeninasEl Jardín de las Delicias o El Descenso.

Diego Velázquez - Las Meninas or The Family of Philip IV - WGA24447
Diego Velázquez, Public domain, via Wikimedia Commons

O museu caracteriza-se pela sua aposta na pintura espanhola, especialmente a dos séculos dourados, bem como pela sua notável colecção de mestres flamengos, italianos e holandeses. Possui também uma importante seleção de esculturas, desenhos e gravuras.

O edifício que abriga o Museu do Prado é uma importante obra arquitetônica, projetada pelo arquiteto Juan de Villanueva. Ao longo dos anos, o museu passou por ampliações e reformas para acomodar sua crescente coleção e melhorar as instalações para os visitantes.

O Museu do Prado é um marco cultural na Espanha e imperdível para os amantes da arte e da história. O seu legado artístico e cultural faz dele um dos mais importantes tesouros culturais do país e de todo o mundo.

Museu Reina Sofía

Museo Reina Sofía - panoramio
Ricardo Ricote Rodrí…, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O Museu Reina Sofía é outro dos principais museus de arte localizado em Madrid, Calle de Sta. Isabel, 52. Se você é apaixonado por arte contemporânea ou gosta de um tipo de arte diferente, visite o Museu Reina Sofía. Nas suas instalações apresenta arte do século XX e contemporânea. Foi inaugurado em 1992 e tornou-se uma das instituições artísticas com maior afluência de turistas que visitam a capital. Agora, que arte você pode encontrar aqui?

São obras de artistas nacionais do século XX. Entre estes, devemos destacar Picasso, Dalí e Miró. Uma parte muito importante do museu está focada na arte cubista com a sua famosa obra Guernica, que retrata o bombardeamento pelas tropas alemãs da cidade com o mesmo nome durante a Guerra Civil Espanhola. Da mesma forma, vale a pena contemplar a pintura As Moças de Avignon ou Mulher de Azul, entre outras obras notáveis.

O edifício que abriga o Museu Reina Sofía é um antigo hospital do século XVIII que foi renovado e ampliado para se adaptar à sua atual função museológica. Oferece um espaço contemporâneo e atrativo para exposição e apreciação de arte moderna e contemporânea.

O Museu Reina Sofía é um local de referência para os interessados ​​no século XX e na arte contemporânea. A sua coleção e programas educativos contribuem significativamente para a compreensão e valorização da arte contemporânea em Espanha e no mundo.

Museu Thyssen-Bornemisza

Museo Thyssen-Bornemisza (Madrid) 09
Luis García, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O Museu Thyssen-Bornemisza é outro importante museu de arte localizado em Madrid, é mais um dos museus de referência que sempre teve uma certa polémica. É uma coleção privada da família Thyssen-Bornemisza, mas é financiada com dinheiro público, com o objetivo de que a coleção permaneça em Espanha. Gostaríamos de destacar que é o quinto museu mais visitado do país e atinge um milhão de visitantes anualmente.

Não se concentra em nenhuma arte específica, mas a grande maioria das pinturas são de pintores estrangeiros. Entre eles podemos destacar Duccio, Jan Van Eyck, Rubens, Rembrandt, Monet, Van Gogh, Picasso e muitos outros. No entanto, também existe alguma arte pop ou pintura figurativa dos anos 80. Por outro lado, saiba que também são realizadas exposições temporárias de arte.

O edifício que abriga o Museu Thyssen-Bornemisza é um palácio neoclássico do século XVIII, localizado no Paseo del Prado, no coração de Madrid. A coleção é apresentada de forma cronológica e temática, permitindo ao visitante apreciar a evolução e as influências artísticas ao longo dos séculos.

O Museu Thyssen-Bornemisza é uma joia cultural que complementa de forma extraordinária a oferta artística de Madrid. A sua coleção única e diversificada atrai amantes da arte de todas as épocas e estilos, tornando-a uma visita obrigatória para aqueles que desejam explorar a riqueza do património artístico ocidental.

Museu Sorolla

Museo Sorolla (Madrid) 04
Luis García, CC BY-SA 3.0 ES, via Wikimedia Commons

O Museu Sorolla é um pequeno mas charmoso museu localizado em Madrid, no Paseo General Martínez Campos, 37. Este museu está centrado no pintor Joaquín Sorolla. Portanto, seu objetivo é dar a conhecer sua vida e obra. A relevância deste museu reside na sua qualidade artística e na sua antiguidade, visto que remonta a 1932. A título de introdução, Joaquín Sorolla foi um dos grandes artistas espanhóis que mais se destacou na pintura impressionista e luminista.

As obras refletem a mestria do artista na representação da luz, da cor e do quotidiano, captando cenas de praias, jardins, retratos e paisagens que refletem a beleza da vida mediterrânica.

Outro fato peculiar é que o museu fica na mesma casa onde morou o artista. O edifício em si é uma joia arquitetônica, com um design que permite a entrada de luz natural, valorizando as obras expostas.

O museu abriga um grande acervo de pinturas, desenhos, esculturas e até objetos pessoais do pintor. Se visitar o museu, descobrirá a sua evolução desde os seus primórdios (obras realistas, cenas tradicionais, retratos, etc.).

O Museu Sorolla oferece uma experiência íntima e próxima, é uma janela única para explorar o talento e a sensibilidade artística de Joaquín Sorolla.

Museo Sorolla - Sala 3 muro oeste
Sorolla Museum, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Museu Arqueológico Nacional

Madrid - Museo Arqueológico Nacional de España 1
Zarateman, CC0, via Wikimedia Commons

O Museu Arqueológico Nacional (MAN) é um dos museus mais importantes de Espanha. Fundada em 1867, tem como missão preservar, pesquisar e expor o vasto património arqueológico de Espanha, bem como de outras culturas em todo o mundo.

A temática deste museu é a arqueologia, com obras que vão desde a Pré-história até à Idade Moderna. A maior parte da coleção está focada em peças ibéricas, mas também é possível ver peças da Grécia Antiga ou do Egito. No seu interior abriga mais de 13.000 peças em suas 40 salas.

Museo Arqueológico Nacional de España - Sarcófago
National Archaeological Museum, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Entre as suas peças mais notáveis, destaca-se a Senhora de Elche, obra que suscita alguma polémica, bem como a Orante de Gudea ou a Bicha de Balazote. Da mesma forma, as peças que poderá encontrar são muito variadas: joias, medalhas, moedas, ferramentas, etc.

O museu está instalado num impressionante edifício de estilo neo-renascentista, desenhado pelo arquitecto Francisco Jareño, e localizado na Rua Serrano. A arquitetura em si é uma parte importante da experiência do museu.

Recomendamos que consulte a programação, pois são organizadas exposições temporárias de arqueologia. Não se preocupe se você também não conhece o assunto, pois você pode optar por uma visita guiada para orientá-lo e ensinar tudo o que você precisa saber.

Palácio Real

Palacio Real (Madrid) 18
Jean-Pierre Dalbéra, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O Palácio Real de Madrid, também conhecido como Palácio de Oriente, é uma das residências oficiais da monarquia espanhola. Localizado no centro da cidade de Madrid, Espanha, é um dos maiores palácios reais da Europa e um dos monumentos mais emblemáticos do país.

Embora possa não parecer, o Palácio Real possui um acervo artístico de alto nível. É a residência oficial do Rei de Espanha, mas a grande maioria dos quartos e espaços estão abertos ao público, uma vez que o monarca não vive aqui.

Construído no século XVIII sobre as ruínas do antigo Alcázar, o Palácio Real é um magnífico exemplo da arquitetura neoclássica. Embora seja a residência oficial dos reis de Espanha, atualmente não é utilizada como residência privada, sendo antes utilizada para cerimónias oficiais, recepções e eventos formais.

Seu acervo de arte inclui pinturas, esculturas, tapeçarias e inúmeros móveis históricos. Entre as salas mais notáveis ​​estão a Sala do Trono, a Capela Real e a Sala Gasparini, onde se podem ver pinturas de Goya e Velázquez.

Além do seu valor histórico e arquitectónico, o Palácio Real de Madrid é uma importante referência cultural e turística da capital espanhola. Os seus majestosos salões e jardins requintados atraem visitantes de todo o mundo, oferecendo uma visão única da história e cultura de Espanha.

Palacio Real de Madrid - Interior 02
Pazit Polak, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Museu Naval

001890 - Madrid (4357655690)
M.Peinado from Alcalá de Henares, España, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

É uma instituição cultural em cujas instalações se pode contemplar a história naval e marítima de Espanha através das suas obras. Fundado em 1792, é um dos museus mais antigos do país e está localizado no Paseo del Prado, no centro da capital espanhola.

O museu abriga um extenso acervo de objetos relacionados à marinha, que vai desde maquetes de navios históricos até instrumentos de navegação, armas navais, uniformes e obras de arte relacionadas ao mar. Possui também importante documentação histórica e uma biblioteca especializada em temas navais.

Um dos destaques do acervo é o Salão dos Reinos, que fazia parte do antigo Palácio do Bom Retiro e abriga uma magnífica série de pinturas representando cenas navais e militares.

O que mais chama a atenção são as recriações dos navios, pois mostram a evolução da construção naval ao longo da história em diferentes modalidades: navios mercantes, navios de guerra, navios de exploração, etc. Além disso, centra-se principalmente numa das grandes façanhas marítimas de Espanha, a descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo.

O Museu Naval oferece aos visitantes uma janela para a rica história marítima de Espanha, desde a época dos descobrimentos até aos dias de hoje. É um local de interesse tanto para os aficionados da história naval como para os interessados ​​na cultura e património marítimo de Espanha.

Modelo de la nao Santa María. Museo Naval de Madrid 01
Jerónimo Roure Pérez, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Concluindo, recomendamos que você visite os melhores museus de Madrid que explicamos neste post para aprender mais sobre a cultura e a história da Espanha. Embora todos tenham horários prolongados, aconselhamos que você os consulte antes de ir, assim como a programação.

Se pretende informações sobre os serviços da nossa empresa especializada em visitas guiadas em português em Madrid e outras cidades de Espanha, contacte-nos.

Também pode estar interessado em…

Somos especialistas em tours guiados com fluência em português

Contato:

    INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS

    Responsável: DESCUBRA MADRID CONCIERGE S.L.-. Finalidade: Gerenciar a solicitação que você fizer neste formulário de contato. Legitimação: Consentimento do interessado DESTINATÁRIOS: Não serão cedidos a terceiros salvo obrigação legal. DIREITOS: Você pode exercer seus direitos de acesso, retificação, exclusão, oposição e outros direitos legalmente estabelecidos a qualquer momento através do e-mail sergio @ descubramadrid.com
    INFORMAÇÃO ADICIONAL: Pode consultar aqui informação adicional e detalhada sobre proteção de dados.

    Aceito a política de privacidade.

    Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente. Nossos telefones estão à sua disposição.

    Whatsapp:

    Telefones:

    +34 91 005 26 74

    +34 622 672 201

    +55 113 042 797

    0 comentários

    Olá, você precisa de ajuda?