Guia completo: como sobreviver ao calor do verão madrileño

Jeovanna Vieira

15 de julho de 2022

Quente, quente, quente, quente! Não é exagero. E nem queremos que você desista do verão por aqui. Esse post é pra compartilhar as melhores e mais refrescantes dicas da cidade

O verão chegou chegando em Madrid, o que não é nenhuma novidade para quem está acostumando com o clima tórrido e seco da capital espanhola, que fica a algumas horas da praia mais próxima. Com altas temperaturas, dá pra fazer passeios pela cidade, que provavelmente estará bem mais vazia, já que também é período de recesso escolar.

Parques e piscinas públicas

Os parques são ideais no verão e nos dias mais quentes do ano. O Parque del Retiro que é o maior dos parques de Madrid, um lugar ideal piquenique, tomar sol ou apenas relaxar, e ainda passear de barco pelo lago.

Lugares que têm fonte de água, como o Palácio de Cristal são ideias para passar esses dias quentes. Mais afastado do centro tem o Parque de San Isidro, a Casa de Campo, o Parque Juan Carlos I e o Parque do Capricho. Como a maioria dos parques são cercados, esteja atento aos horários de funcionamento.

Madrid-Rio é um mundo

Este parque linear foi construído em 2011 com o objetivo de revitalizar a orla do rio Manzanares.  São mais de 7 km de extensão, com muito espaço verde e 17 áreas de brinquedos infantis, todas construídas com materiais sustentáveis e naturais. Pistas esportivas, ciclovias e até uma praia urbana, onde as crianças se divertem tomando banho nos “chorros”, que a Maísa chama carinhosamente de chuvisco, fazem de Madrid-Río uma ótima opção para passar o dia. Leve toalha, porque se deixar molhar pelo chuvisco é irresistível.

“Piscininha, amor”

Para usufruir das piscinas públicas da cidade não é preciso ser residente. Basta escolher um dos mais de 15 Centros Desportivos de verão distribuídos nos bairros, pagar a entrada que custa entre €1,35 (idosos) e €4,50 (adultos) e se jogar. Cada qual tem tamanho e estrutura diferentes, mas todas contam com vestiário, banheiros, lanchonete e área para piquenique, assim como piscinas adulto e infantil. Os salva-vidas estão sempre de olho, tanto para manter a ordem e fazer cumprir as normas de uso, como para socorro em eventuais acidentes.

A nossa dica é que, por ser um passeio ao ar livre, evite os horários de maior incidência solar, ou seja, entre as 12h e 17h mantenha-se em lugares mais frescos. Pode aproveitar para ir visitar um museu ou fazer um almoço mais demorado. Roupas leves, de tecidos tecnológicos com micro furos (como as roupas de práticas de esportes), chapéus, e bonés e protetores solares são indispensáveis.

Spray com água fresca: compre um borrifador e esguiche água no corpo, além de divertido é refrescante.

Comidas e bebidas de verão em Madrid

As bebidas refrescantes são obrigatórias, além de garrafas térmicas com água gelada em abundância, a cidade oferece drinks como o  Horchatatinto de verano, e café com gelo, os iced coffees, também super populares. O granizado, suco congelado batido, não pode ficar de fora da lista. É delicioso e agrada adultos e crianças.

Para comer, invista em pratos tradicionais como o gazpacho, sopa de tomates servida gelado, e salmorejo, além de carpaccios refrescantes, tábuas de frios e frutas frescas e sorvete, sorvete, sorvete: tailandês, de iogurte, de frutas, no copo, a cidade oferece excelentes opções.

Explore as terraças

A maioria dos bares, restaurantes e hotéis tem bons terraços, espaços para ver a cidade de cima nesse clima de verão. Pôr-do-sol tardios e descontração dá o tom da temporada. Aqui temos posts com terraças maravilhosas e de todos os preços.

Mas é claro que o sol…

Outra vantagem de viajar para Madrid no verão é que os dias são bem mais longos, então além de durar mais, todos conseguem aproveitar o dia melhor e fazer coisas até tarde porque o dia vai continuar claro. Como faz muito calor, a dica é sair do hotel cedinho – para aproveitar bem a manhã – e evitar o horário do almoço. Saindo novamente quando o sol não estiver no pico. Além do espetáculo do final do dia, se despedir do sol. Vale a pena assistir ao Pôr-do-sol no Templo Debod ou no Parque del Oeste.

No horário de pico do sol (12h às 19h) é importante estar abrigado. Quer tal fugir do calor se refugiando em um espaço fechado, com ar condicionado e que não seja um shopping? Momento perfeito de bater todos os museus, com filas bem menores, porque a cidade não vai estar tão cheia. Além dos super famosos Prado, Thyssen e Reina Sofia, que ficam no Paseo del Prado, existem outros menores mas não menos interessantes. Museu de Ciências Naturais, Museu Naval, Museu de Antropologia, Museu de Arqueologia, Museu do Traje, Museu de San Isidro, Museu de História, Museu do Romanticismo valem estar na lista de coisas a fazer.

Parque aquático

Sabia que um dos maiores parques aquáticos da Europa está aqui em Madrid? É, o Aquópolis de Villanueva é diversão garantida no verão! Além dele, o Parque Warner Beach e o Aquópolis completam a lista de atrações radicais para fugir do calor. Sem esquecer do Parque de Atrações, que fica na Casa de Campo, super acessível, de metrô ou ônibus.

O Aquópolis de Villanueva é o maior parque aquático da Europa porque tem 14 atrações e uma ampla zona verde para descansar ou apanhar sol. Além disso, tem uma situação privilegiada em relação à temperatura ambiente, porque se encontra perto da Serra de Navacerrada, assim como uma extensa praia de areia fina, inspirada nas paisagens havaianas.

As atrações são agrupadas por nível de aventura e adrenalina. Assim, temos as atrações de Alta Emoção (com escorregões com grandes inclinações), as Moderadas, ideais para desfrutar em família, e as Infantis, especialmente pensadas para os mais pequenos.

Em 2022, para celebrar o seu 35º aniversário, Aquopolis inaugura uma enorme zona infantil, com seis novas atrações que farão as delícias das famílias. O parque aquático recriou as atrações de mais êxito entre os adultos, mas em tamanho reduzido, para que as crianças possam assim desfrutar das versões mini adaptadas ao seu tamanho das emblemáticas atrações Waikiki, Zigzag, Pistas Blandas, Turbolance e Río Rápido. Esta zona incluirá também uma ilha, batizada com o nome de Tiki Island, com numerosos jatos de água para desfrutar em família.

Os adolescentes poderão desfrutar de Kangaroa, uma nova atração com seis escorregas, para deslizar com um colchão desde uma altura de mais de dez metros.

Junto às piscinas de ondas encontra-se uma grande praia de areia branca e fina, de 2000 m2, batizada como Malibú Beach, com elementos decorativos que recordam as paisagens havaianas, e onde é possível reservar camas balinesas para relaxar e desfrutar do sol, saboreando um refresco ou um aperitivo do seu quiosque.

Para economizar nas entradas, aproveite as promoções dos sites dos respectivos parques e compre os ingressos com antecedência. Dá pra fazer uma boa economia!

Parque Warner

O Parque Warner é parada obrigatória no verão madrilenho, um parque de diversão temático imperdível e nesse período com menos filas e tempo de espera. A estrutura do Parque Warner é semelhante ao padrão que já conhecemos. O território do Parque Warner é divido em cinco grandes áreas. Cada área tem uma temática e um padrão de brinquedos. Situado a pouco mais de 20 minutos de Madrid, o Parque Warner é acessível de carro ou em transporte público.

Com diversas atrações aquáticas para crianças e adultos, o Parque tem uma praia natural, em que a presença das personagens dos Looney Tunes, dos Flinstones e Scooby Doo proporciona um ambiente de diversão. Existe uma entrada de acesso à área aquática  independente da entrada de acesso ao Parque Warner, a partir do qual também é possível acessar à área do parque aquático.

Assim o Parque é dividido:

1. Hollywood Boulevard: entrada do parque. Possui cenários temáticos, lojinhas e restaurantes;
2. Movie World: atrações temáticas de filmes, com montanha-russa e casa do terror;
3. Super Heroes: a área mais radical do parque, com muitas montanhas-russas e simuladores, porém também há algumas opções leves para crianças;
4. Old West Territory: área com tema de velho oeste com atrações moderadas e que molham;
5. Cartoon Village: área dedicada às crianças, exclusivamente com atrações leves com tema dos desenhos animados.

Para qualquer roteiro e decisão, você pode contar com a nossa assessoria personalizada, nossos guias e fornecedores.
Será um prazer atendê-los.

Também pode estar interessado em…

0 comentários