A Plaza de Cibeles é uma das praças mais populares de Madrid, imprescindível em qualquer visita à cidade, ocupa o centro de dois eixos fundamentais na aparência de Madrid: de um lado o Museu do Prado, do outro a Plaza de Colón e Em outro eixo temos a Puerta del Sol e a Gran Vía de um lado, e a Puerta de Alcalá e o Parque do Retiro do outro.
De Carlos Delgado, CC BY-SA 3.0, Enlace
Em seu ponto central está a Fonte de Cibeles, que contém uma escultura dedicada à deusa de mesmo nome montada em sua carruagem puxada por dois leões. De um lado está um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o Palácio de Cibeles.
O que Cibeles representa?
A figura feminina na fonte representa a deusa romana Cibeles. Cibeles era um símbolo de fertilidade, agricultura e terra. Dois leões puxam a carruagem da deusa, que por sua vez representam 2 personagens mitológicas (uma é Atalanta e o outro leão é Hipómedes). O material de que são feitos os leões e a deusa Cibele é mármore. O resto da fonte é de pedra.
História de Cibele
Durante o reinado de Carlos III, ocorreu uma remodelação do espaço que eles chamaram de Salón del Prado e esteve a cargo dos arquitetos Ventura Rodríguez e José de Hermosilla. A ideia era embelezar a zona com jardins, fontes e um edifício dedicado à cultura.
Deste período é a Fonte Cibeles, que foi localizada em 1782 no lado oeste ao lado da fazenda chamada Altillo de Buenavista. O palácio Buenavista também estava sendo construído nesta fazenda. Este palácio só terminaria de ser construído em 1802 e viria a ser Museu, antes do Prado.
No final do século XIX, ocorreu uma remodelação que deixou a praça quase como a conhecemos hoje. Em 1891 foi inaugurado o edifício do Banco de España e quatro anos depois a praça foi alargada e recebeu uma forma circular para facilitar o tráfego de carros. Foi então que a fonte com a deusa Cibeles foi trazida para o centro dela.
By Carlos Delgado, CC BY-SA 3.0, Link
Foi nos primeiros anos do século XX que a praça foi finalmente definida. O Palácio Linares foi construído em 1900 e o Palácio das Comunicações em 1919, que hoje é o Palácio Cibeles.
Elementos que compõem a Plaza de Cibeles
A Fonte Cibeles está localizada no centro da praça. O Palácio de Cibeles atualmente abriga os escritórios da Câmara Municipal de Madrid e o centro cultural, pode ser visitado e é quase obrigatório subir ao terraço e ao mirante para contemplar as vistas da cidade.
Há também o Palácio Linares e o Palácio de Buenavista, sendo este último o edifício mais antigo dos quatro que circundam a Praça de Cibeles. É também a menos visível aos olhos do visitante, pois está meio escondida atrás dos jardins que a rodeiam.
Saindo da praça em direção à Gran Vía, junto ao jardim Buenavista, onde Alcalá encontra Barquillo, encontra-se o Instituto Cervantes, um magnífico edifício que vale a pena ver.
Como chegar à Praça de Cibeles?
Você pode caminhar de muitos locais de interesse em Madrid. Também de metrô, a parada do Banco de España na linha 2 deixa você na mesma praça. De ônibus, as linhas 1, 2, 9, 10, 15, 20, 34, 51, 52, 53, 74, 146, 202 e 203 param na praça. A última opção é o trem, mas neste caso você terá que caminhar um pouco, pode descer nas estações Sol, Recoletos ou Atocha.
Conheça os serviços DescubraMadrid para turistas. Guias brasileiros em Espanha e muito mais. Descobrir.
0 comentários