Parque do Retiro em Madri. Sua história e o que ver

Parque do Retiro em Madri

Descubra Madrid Concierge

20 de outubro de 2022

El Retiro é o parque mais importante de Madri e um dos lugares preferidos dos moradores e turistas. É um grande espaço verde de aproximadamente 120 hectares no coração de Madrid.

Diz-se muitas vezes que o Parque do Retiro é o pulmão de Madrid e de o que não costuma duvidar é que o Parque do Retiro é o parque mais representativo de Madrid e, devido à sua localização central, é palco de uma grande variedade de atividades cidadãs e é visitado pela maioria dos turistas que passam pela capital.
Parque del Buen Retiro, Madrid, España.
By Alex Proimos from Sydney, Australia – _MG_2750, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25651271

El Retiro é um grande parque, se levarmos em conta sua localização, extensão e suas mais de 15.000 árvores de espécies muito variadas.

Este parque, com quase quatro séculos de existência, é atravessado por inúmeros caminhos que percorrem toda a sua extensão. Existem praças ornamentadas que distribuem esses caminhos, esculturas e monumentos dedicados a pessoas famosas, fontes históricas, lagoas de diferentes tamanhos. Também instalações desportivas, jardins com decoração variada, esplanadas onde se pode sentar para uma bebida, edifícios históricos e até o eventual palácio, todos eles centros de atracção para caminhantes e turistas.

Um pouco sobre sua história

Este parque urbano foi construído em meados do século XVII para usufruto do rei Felipe IV. Embora tenha sido parcialmente destruído durante a Guerra da Independência, recuperou todo o seu charme e elegância e tornou-se um parque para o povo e a realeza.

A história do Parque del Retiro remonta ao século XVII. Foi então que o Conde-Duque de Olivares, o favorito de Filipe IV, concebeu um espaço de recreio para o rei e a sua corte em redor do Mosteiro dos Jerónimos, antigo refúgio dos reis da casa da Áustria. Construiu-se um grande palácio, já desaparecido, e outros edifícios circundantes de grande sumptuosidade. O Casón del Buen Retiro e o Salón de Reinos sobreviveram desse complexo.
Ao mesmo tempo, foram construídos os jardins, incluindo o Lago Grande e o Lago do Sino. Com o tempo, foram feitas reformas nas quais foram acrescentados novos elementos e só com a Revolução de 1868 o recinto foi aberto ao público de forma permanente. Mais tarde, foram acrescentados os palácios de Cristal e Velázquez, o Monumento a Afonso XII e o Roseiral.

O que você pode ver no Parque do Retiro

No Parque do Retiro há centenas de recantos para visitar e atividades para desfrutar: espectáculos de marionetas, músicos, quiromantes, cartomantes e videntes são algumas das distrações habituais.

Alguns de seus muitos pontos de interesse são:

Lagoa

Jardines del Buen Retiro de Madrid
Manuel Mohedano Torres, CC BY 3.0 ES <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/es/deed.en>, via Wikimedia Commons

A lagoa artificial é uma das primeiras imagens que veremos se entrarmos pela Puerta de Alcalá. Na lagoa você pode alugar barcos a remo ou fazer um pequeno passeio em grupo.

Monumento a Afonso XII

Imponente monumento localizado em uma das margens da lagoa anterior, foi inaugurado em 1922. Aos domingos você encontrará muitas pessoas perto do monumento tocando tímpanos e outros instrumentos.

Palácio de Cristal

Palacio de Cristal, Parque del Retiro, Madrid, España, 2017-05-18, DD 25
Diego Delso, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons
Construído em 1887 próximo ao seu lago artificial, o Palácio de Cristal abriga diversas exposições temporárias. Inicialmente foi usado como uma estufa.

Jardim de rosas

Rosaleda del Retiro (Madrid) 06
Luis García, CC BY-SA 3.0 ES <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/es/deed.en>, via Wikimedia Commons
Embora a melhor época para visitar a Rosaleda seja talvez na primavera, a verdade é que vale a pena ver o jardim de quase um hectare durante todo o ano.

Paseo de la Argentina

Parque del Retiro (Madrid) (26238322812)
Jose Luis Cernadas Iglesias from Coruña, España, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons
Comumente chamado de Paseo de las Estatues, é um passeio onde encontraremos estátuas dedicadas a todos os monarcas da Espanha.

Casinha de pescador

Casita del Pescador (Retiro, Madrid) 02
Felipe Gabaldón, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

É outro dos caprichos de Fernando VII. Consiste numa construção idílica no meio de um pequeno lago que se apoia numa plataforma. Serviu para distrair o rei e sua corte.

Precisa de um guia brasileiro?

Confira nossos serviços para turistas brasileiros em Madrid.

eSIM HolaFly

Também pode estar interessado em…

Somos especialistas em tours guiados com fluência em português

Contato:

    INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS

    Responsável: DESCUBRA MADRID CONCIERGE S.L.-. Finalidade: Gerenciar a solicitação que você fizer neste formulário de contato. Legitimação: Consentimento do interessado DESTINATÁRIOS: Não serão cedidos a terceiros salvo obrigação legal. DIREITOS: Você pode exercer seus direitos de acesso, retificação, exclusão, oposição e outros direitos legalmente estabelecidos a qualquer momento através do e-mail sergio @ descubramadrid.com
    INFORMAÇÃO ADICIONAL: Pode consultar aqui informação adicional e detalhada sobre proteção de dados.

    Aceito a política de privacidade.

    Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente. Nossos telefones estão à sua disposição.

    Whatsapp:

    Telefones:

    +34 91 005 26 74

    +34 622 672 201

    +55 113 042 797

    0 comentários

    Olá, você precisa de ajuda?