Templo Debod, o pôr do sol mais fotografado de Madrid

Jeovanna Vieira

30 de maio de 2022

O templo Debod é dos locais mais visitados em Madrid para registrar o pòr do sol. Mas você sabe o que realmente é esse monumento com nome tão estranho? Vamos contar sua origem, e como ele veio parar aqui na Espanha.

O templo egípcio do século II a.C. instalado no Parque do Quartel de Montanha, perto da Praça de Espanha. O templo, doado a Espanha pelo governo egípcio, foi construído para evitar inundações devido à construção da grande barragem de Assuão.

A construção do templo teve início no princípio do século II com o rei Adijalamani de Meroé, que dedicou uma capela aos deuses Amón e Isis, homenageados em relevos. Reis posteriores construíram novas divisões ao redor do núcleo original. Com a anexação do Egito ao Império Romano, os imperadores Augusto, Tibério e talvez, Adriano, terminaram a construção e a decoração;

No século VI, após a conversão de Núbia ao cristianismo, o templo foi fechado e abandonado. No século XX, devido à construção da barragem, o governo egípcio ofereceu à cidade de Madrid, sendo transportado, reconstruído pedra a pedra e aberto ao público na sua localização atual em 1972.

A reconstrução em Madrid manteve a sua orientação original, ou seja, de Este a Oeste. Para compreender o significado da localização deste esplendoroso edifício, os seus motivos decorativos e conhecer a sua história, existem maquetes, vídeos e projeções audiovisuais nas paredes.

O templo e os jardins ocupam o terreno ocupado anteriormente pelo Cuartel de la Montaña, edificação militar construída entre 1860 e 1863, no lugar conhecido como a Montaña de Príncipe Pío. Foi lá, que as tropas francesas de Napoleão fuzilaram os presos da Revolta de 2 de maio de 1808 – cena retratada no famoso quadro de Goya: O 3 de mayo em Madrid; ou Os fuzilamentos.

Um século depois, o mesmo lugar serviu de quartel em julho de 1936, no levante que resultaria na Guerra Civil Espanhola. O quartel foi praticamente destruído durante o conflito, sendo posteriormente demolido e hoje, pode ser visitado na forma de templo.

E vale ressaltar que no Templo de Deboh, é o local mais apreciado para ver o por do sol. Planifique sua visita para visitá-lo ao final do dia.

Para você que visita Madrid e deseja realizar um passeio guiado com nossos guias, vejas as opções de passeio que temos me nossa pagina ou entre em contato diretamente pelo nosso instagram.

Um abraço e até o proximo post.

Também pode estar interessado em…

0 comentários