Produtos de origem: Jamón só o espanhol

Andrea Lima

Sou a fundadora de Descubra Madrid Concierge. Meu realizo quando consigo que meus clientes retorna a suas casa, com um desejo de regressar à Madrid!

7 de setembro de 2013

Conhecido no mundo inteiro o o presunto curado só pode ser chamado Jamón se for espanhol

 
O presunto espanhol é dos produtos gastronômicos mais difundidos no mundo, e quando falamos Jamón ele só pode ser espanhol. A União Europeia tem um selo que protege a origem dos produtos, o D.O.P (Denominação de Origem Protegida), dessa forma os locais produtores de certas iguarias recebem o selo de autenticidade e garantia de produção. Por isso, não confundam o Parma com o Pata Negra ou Ibérico. Não são os mesmos, porque o presunto de Parma, é de origem Italiana e apesar de o processo de produção ser semelhante, cada região oferece um alimento aos animais, estão submetidos à condições climáticas distintas, tem diferentes relações culturais com o processo, por isso o resultado é único de cada lugar. não é exatamente o mesmo.
 
O Jamón mais apreciado é o Iberico de Bellota, que recebem esta classificação o pernil e a paleta feitos com porco de raça ibérica, que tenha sido alimentado com bellotas, o fruto de azinheiras e sobreiros,
Os melhores presuntos produzidos em Espanha se encontram na região de Almería, Granada, Salamanca, Ávila. Em todo o nordeste de Espanha, as carnes são curadas no processo de defumação. Defumar é um recurso que é usado em climas úmidos para adiantar o processo de cura.

 

 

 

O Jamon é salgado e curado de forma natural. Um processo semelhante a nossa Carne Seca. O tempo de maturação da carne leva de 8 a 36 meses. Além do sabor que reúne características aácidas e untuosas o presunto curado tem entre seus benefícios o alto teor de ácido oleico, benéfico para combater a doença cardiovascular e gorduras insaturadas, que aumentam o colesterol.
 
 
Qual é o porco ibérico?
O porco ibérico é um animal com um grande volume de massa corporal. De cascos escuros, são conhecidos como porcos “Pata Negra.
 
O presunto ibérico tem um baixo nível de sal, o que aumenta o seu aroma e sabor. O sabor varia de acordo com o grau de bolota eu comer carne de porco e de exercício que você fez. A cor do presunto vai do vermelho ao roxo para vermelho. Ele tem uma textura fibrosa marmoreio. A gordura é brilhante, lisa e macia ao toque.
A qualidade que distingue o Jamón depende da pureza da raça de animais, de criação livre do porco ibérico em pastagens arborizadas, onde pode mover-se amplamente e o exercício físico.
 
 
 
 Em Madrid, um ótimo lugar para degustar é no MUSEO DEL JAMON.
 
 
 
 
 
Uma franquia, espalhada por toda cidade, oferece BOCADILLO DE JAMON, pequenas porções por preços muito convidativos. Passando pela porta do museu do Jamón, não perca esta oportunidade de fazer um lanchinho. 
 
 
 

Veja o que comentam nossos clientes sobre nossos serviços Tripadvisor

Facebook :​https://www.facebook.com/Visitemadrid​

Instagram : https://www.instagram.com/descubra_madrid

Pinterest : https://www.pinterest.es/descubramadrid/

Também pode estar interessado em…

3 Comentários

  1. Manaira Araújo

    Melhor que conhecer sobre o jamón é comê-lo! Ótimo post!

  2. Arnaldo Oliveira

    Efectivamente o presunto/jamón ibérico é um produto de elevada qualidade, contudo os espanhóis conseguiram uma divulgação e oferta que os portugueses estão longe de alcançar, embora também produzam excelente presunto.
    Recomendo vivamente a visitarem o museu do jambón em Madrid, ou no mercado de Salamanca ode encontra tanta oferta que é difícil escolher.

  3. Andrea Lima

    Olá Arnaldo,

    Obrigada pela Participação.
    Boa recomendação… " MERCADO dE SALAMANCA". Muito boa recordação.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.