A história e curiosidades do flamenco

História do flamenco

Descubra Madrid Concierge

11 de dezembro de 2023

Milhares de turistas que nos visitam todos os anos são atraídos pelo clima, história, gastronomia e cultura do nosso país. Além disso, muitos destes visitantes vêm com a esperança de experimentar um tablao de flamenco e desfrutar dos melhores artistas do momento.

Neste pequeno guia vamos oferecer-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta arte, a sua história e origens. Da mesma forma, você conhecerá alguns dos artistas mais destacados do nosso país e promessas emergentes.

História e origens do flamenco

Em 2010, a UNESCO declarou o flamenco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade por ser uma arte muito popular. Este género que engloba canto e dança surgiu no sul da Andaluzia, concretamente, os primeiros vestígios escritos foram encontrados em Jerez de la Frontera, segundo especialistas.

A data exata não é fácil de adivinhar, algumas teorias sugerem que data do século XVIII, mas não pode ser verificada. Acredita-se que foram os ciganos os promotores desta arte quando se instalaram nesta comunidade autónoma.

Flamenco en el Palacio Andaluz, Sevilla, España, 2015-12-06, DD 13

Diego Delso, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

“Palos” de flamenco

O Flamenco possui estilos e formas musicais próprias, que se diferenciam pelo ritmo, melodia e caráter único. Se há uma coisa pela qual se destaca é por criar uma grande variedade de emoções, dependendo da interpretação. Na verdade, existem cerca de 52 naipes, mas estes são alguns dos mais conhecidos.

Alegrías

Essa batida transmite alegria, vitalidade, energia e muito otimismo.

Bulerías

É uma das canções e danças mais populares e animadas, que convida à interação do público.

Soleas

Se trata del palo más antiguo y puro. A diferencia del resto, es profundo y melancólico.

Fandangos

Neste caso é um bastão apropriado para comemorações e festas porque é muito animado e alegre.

Tango flamenco

Este gênero é cheio de ritmo e paixão. Além disso, é muito cativante e sua letra fala de amor.

Seguiriya

A canção é triste e cheia de dor e convida a uma interpretação solene.

Sevillanas

Por último, temos de destacar a popularidade e importância internacional desta dança em pares.

Artistas flamencos

A Andaluzia, assim como outras regiões do país, é o berço de grandes artistas, sejam cantores, instrumentistas ou dançarinos. Em praticamente todas as cidades de Espanha podemos encontrar espectáculos para homenagear os melhores ou ouvir peças únicas. Abaixo, oferecemos uma lista de nomes que se consolidaram no gênero musical.

“Cantaores” de flamenco em destaque

Ao longo da história do flamenco, existem cantores que deixaram marca e marca na música. Na verdade, influenciaram o flamenco atual, pois as vozes levaram o flamenco ao topo e o público rendeu-se aos seus pés.

Entre os cantores mais populares deste género musical estão Pastora Pavón, Manolo Caracol, Lola Flores, Estrella Morente, Enrique Morente, Camarón de la Isla, José Mercé, Carmen Linares ou Miguel Poveda, entre outros.

Guitarristas de flamenco renomados

Assim como existem cantores muito famosos, também existem grandes guitarristas que nos deixaram canções inesquecíveis. O violão é um dos instrumentos mais importantes, porém nem todos os músicos tiveram habilidades para dominar esse gênero e levá-lo a outro nível.

Um dos guitarristas mais famosos é Paco de Lucía, grande entre os grandes e com uma maestria única. No entanto, temos outras referências, como Vicente Amigo, Tomatito, Sabicas, Manolo Sanlúcar, Niño Ricardo, Diego del Morao, Daniel Casares, Moraíto Chico ou Manuel Cerpa, entre outros.

Alguns dos dançarinos de flamenco mais populares

Espanha, berço da arte flamenca, oferece-nos alguns dos artistas mais reconhecidos nesta disciplina. Embora seja famoso em todos os cantos do mundo e tenham sido feitas tentativas de copiá-lo, foram os artistas espanhóis que consagraram este gênero.

Alguns dos bailarinos mais famosos e representativos da arte centenária são Joaquín Cortés, Sara Baras, María Juncal, Rafael Amargo, La Lupi, Farruquito, Eduardo Guerrero ou Antonio Canales, entre outros.

Instrumentos de flamenco

A combinação de instrumentos de percussão e cordas para criar um ambiente harmonioso, juntamente com a voz, são fundamentais neste gênero. Quem são os principais protagonistas da festa?

Guitarra flamenca

O som da guitarra flamenca pode ou não acompanhar o cantor. Este instrumento de cordas oferece um som mais agudo que o violão clássico devido ao tamanho do corpo.

Valeriano Bernal Duende
Algodonales, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Cajon

O cajon é outro instrumento de percussão que acrescenta personalidade à performance. Paco de Lucía incorporou-o após a descoberta numa festa, porque este som proporciona uma atmosfera única.

DoubleShot Flamenco Cajon
Stephen Head, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Castanholas

As castanholas são outro instrumento de percussão de madeira, que se caracteriza por produzir um som agudo. Além disso, desempenha um papel de destaque no flamenco e faz parte do património cultural do nosso país.

Castañuelas Fundacion Joaquin Diaz Urueña
Lobo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Zapatado

Zapatado também é de grande importância no flamenco. Embora não seja um instrumento musical, esta combinação rítmica do bailarino, que é feita com a ponta do pé e o calcanhar, funde-se com os restantes instrumentos. Seu manuseio deve ser requintado para oferecer um excelente resultado.

Canções famosas de flamenco

A música flamenca contém uma grande lista com algumas canções cheias de paixão e entusiasmo, em quase todas as ocasiões, relacionadas com os nossos sentimentos, personalidade, festas, etc. Existem alguns temas que deram a volta ao mundo, no entanto, selecionamos alguns dos mais populares ao longo da história.

Como a água é um dos temas mais marcantes de Camarón de la Isla. Revolucionou a música flamenca daquela época com esta canção, que como outras, ultrapassou fronteiras e que pode ouvir aqui.

Entre duas águas de Paco de Lucía, canção que compôs espontaneamente, é considerada uma das canções mais representativas do gênero, como mostramos aqui.

Concluindo, esperamos que com este guia você aprenda um pouco mais sobre a arte flamenca e suas curiosidades. A cidade de Madrid possui alguns dos tablaos mais importantes do país para passar momentos muito agradáveis ​​e desfrutar de um espetáculo incomparável.

Descubra Madrid é uma agência especializada em roteiros turísticos guiados em português por Madrid e outras cidades espanholas e podemos oferecer-lhe jantar e espectáculo de flamenco.

Também pode estar interessado em…

Somos especialistas em tours guiados com fluência em português

Contato:

    INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS

    Responsável: DESCUBRA MADRID CONCIERGE S.L.-. Finalidade: Gerenciar a solicitação que você fizer neste formulário de contato. Legitimação: Consentimento do interessado DESTINATÁRIOS: Não serão cedidos a terceiros salvo obrigação legal. DIREITOS: Você pode exercer seus direitos de acesso, retificação, exclusão, oposição e outros direitos legalmente estabelecidos a qualquer momento através do e-mail sergio @ descubramadrid.com
    INFORMAÇÃO ADICIONAL: Pode consultar aqui informação adicional e detalhada sobre proteção de dados.

    Aceito a política de privacidade.

    Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente. Nossos telefones estão à sua disposição.

    Whatsapp:

    Telefones:

    +34 91 005 26 74

    +34 622 672 201

    +55 113 042 797

    Tour da Casa de Papel

    Tour da Casa de Papel

    Um tour interativo, cheio de aventuras e que também acontecem coisas que não se pode prever. Essa é a definição do passeio exclusivo da Descubra Madrid na Casa da Moeda da Espanha

    0 comentários

    Olá, você precisa de ajuda?