ANO NOVO” EM MADRID É “NOCHEVIEJA”

Andrea Lima

Sou a fundadora de Descubra Madrid Concierge. Meu realizo quando consigo que meus clientes retorna a suas casa, com um desejo de regressar à Madrid!

15 de noviembre de 2021

Tudo na virada do dia 31 de dezembro é diferente do que estamos acostumados no Brasil, menos o clima de festa. Vamos trazer algumas curiosidades e opções para você e sua família trocarem o “feliz ano novo” pelo “adíos, noche vieja”.

A importância da escolha da cor da roupa da virada está para o brasileiro assim como as doze uvas estão para os madrilenos. A tradição da Nochevieja (Noite Velha), como é chamado o reveillon espanhol, manda comer doze uvas, acompanhando as 12 badaladas do relógio, à meia-noite. Quem consegue comer todas, terá sorte e prosperidade no ano que se inicia.

São Silvestre em Madrid também?

No dia 31, a tradição no Brasil e na Espanha é a corrida de São Silvestre. Nessa data, esporte e festa se juntam para uma corrida de dez quilômetros, além dos atletas profissionais – que se preparam o ano todo para esta manhã – os outros corredores fazem a festa vestido de irreverência saudando o ano que vem sob neve artificial.

Adeus ano velho, feliz ano novo…Diferente do fluxo de festas no Brasil, que em dezembro está o auge  do verão,  o período de festas de fim de ano na Espanha acontece em pleno inverno.
As festas, cheias de tradições madrilenas, acontecem em lugares fechados com ceia farta, muita cava e esperança, item essencial de qualquer festa de encerramento de ano.
Os salões dos hotéis se preparam todo ano para uma ceia que surpreenda seus convidados. Nossa cliente mineira, Mariana Manhães se programa para repetir a festa na cidade, buscando a mesma sorte para 2022:  “A festa de reveillon em Madri é uma experiência única, não sei se por causa das doze uvas e dos doze pedidos que fiz, o fato é que o ano que virei lá foi o melhor ano da minha vida”.
Nas ruas, os mercados típicos se tornam uma grande atração, além da decoração de festas de fim de ano.
Para os que preferirem ver de perto as badaladas na Plaza Puerta del Sol, vão assistir também ao show de fogos. Geralmente são casais e grupos de amigos que optam pela praça. A dica é chegar bem cedo, porque há limitação do número de pessoas (25 mil pessoas).
O ambiente na rua é o comum em todas as partes do mundo que comemoram a virada do ano: muita festa, esperança, emoção e alegria. Com os sinos, fogos e cava, a rua se enche também de música, serpentina e confete. Quem escolher enfrentar a noite de frio na rua, pode se esquentar numa cafeteria para comer o tradicional churros da virada acompanhado de chocolate quente.

Quer saber mais sobre Madrid, veja também:

Como organizar seu passeio em Madrid

Também pode estar interessado em…

PONTUALIDADE

PONTUALIDADE

Madrid voltou a funcionar com todas as atividades e atrações depois de longos períodos de plano de contingência, decorrentes das medidas de controle...

0 comentarios