Enoturismo: conheça a Ribera del Duero

Jeovanna Vieira

1 de março de 2022

Uma das regiões produtoras mais famosas da Espanha, Ribera del Duero é responsável pela elaboração de rótulos inesquecíveis. Saiba tudo sobre essa região

Ribera del Duero está localizada no norte do país, em Castilla y León, a cerca de 160 km ao norte de Madrid. Cobrindo cerca de 123 km, Ribera del Duero possui quatro províncias: Burgos, Valladolid, Soria e Segovia. Seu nome, faz referência ao rio Duero, que também percorre algumas regiões de Portugal, onde é chamado de Douro.

Apesar da oficialização de sua Denominação de Origem ter sido oficializada em 1982, a história vitivinícola da região existe há mais de 2 mil anos. Até então, a produção do vinho era tida apenas como “caseira”.

Ribera del Duero é uma região que possui altitudes que variam aproximadamente entre 600 a 900 metros acima do nível do mar. Com invernos rigorosos e verões muito quentes, o clima no local é descrito como “nove meses de inverno e três de inferno”. A amplitude térmica entre o dia e a noite em algumas estações do ano é muito ampla, contribuindo para um lento amadurecimento das uvas.

Há quem viaje para conhecer novas culturas e praticar idiomas. Também há quem se aventure para admirar paisagens e há quem faça tudo isso também, mas que viaja pra conhecer e beber vinho. Assim o enoturismo é um mercado que cresce no mundo e favorece as regiões produtoras, os viajantes experimentam uma verdadeira imersão na história, nos aromas e nos sabores da vitivinicultura.

De algumas décadas para cá, cada vez mais turistas pegam a estrada e embarcam em expedições rumo a regiões rurais para conhecer mais a fundo a cultura do vinho. A proposta é visitar vinícolas, fazer degustações de vinho, participar das colheitas e (literalmente) embarcar em uma viagem para o mundo dos vinhos, sabe aquela foto com as calças dobradas até a canela, num tonel de madeira pisoteando uvas? Não pode faltar essa atividade.

A uva mais cultivada na região é a Tempranillo, que por lá é chamada de Tinto Fino ou Tinta del País. Mas além dessa variedade, outras uvas tintas também são encontradas como a Cabernet SauvignonGarnachaMerlot e Malbec.

Dentre as rigorosas regras determinadas pela Denominação de Origem, Ribera del Duero é uma das únicas regiões vitivinícolas espanholas a utilizar nos rótulos dos vinhos os termos Crianza, Reserva e Gran Reserva como indicativo do amadurecimento dos vinhos.

No caso da Ribera del Duero, enoturismo encontra o turismo gastronômico, com experiências inesquecíveis em restaurantes contemporâneos com menu degustações harmonizados com vinho produzidos na região.

Por que fazer enoturismo?

Visitar regiões vitivinícolas é uma maneira autêntica de conhecer destinos rurais e interioranos de um país. As vinícolas abrem portas para mergulhar na cultura regional e aprender não só sobre vinho, mas também sobre biodiversidade e como os locais se relacionam com suas tradições e história.

O enoturismo também atua como uma alavanca para a economia local. Com o aumento de ofertas turísticas, pequenas cidades do interior ganham novos negócios e geração de emprego. A presença dos viajantes durante todo o ano é garantia de sustento para a comunidade e os empresários locais.

Para quem é o enoturismo?

O enoturismo é democrático e agrada a todos os tipos de turistas: dos sommeliers aos leigos no assunto. Para viajar a uma região produtora de vinho, não é preciso ser um especialista. Apenas traga a sua curiosidade e desfrute dos aromas e sabores da bebida. Então, que tipo de turista do vinho você é?

Para os amantes e especialistas em vinho, esse tipo de viagem é um prato cheio. É a oportunidade de mergulhar (ainda mais) no universo do vinho e aproveitar ao máximo cada experiência. Você pode montar roteiros completos focados em degustações e visitas a vinícolas, com direito a passeios privativos e bate-papos com os donos, enólogos e agrônomos das propriedades.

Para os turistas mais curiosos e aventureiros, os passeios de vinho incrementam o seu roteiro com experiências diferentes e únicas. Mesmo que você não seja conhecedor do mundo do vinho, vale a pena reservar alguns dias para visitar vinícolas, passear pelos vinhedos, aprender sobre harmonização com comida e, quem sabe, descobrir um novo hobby.

https://www.youtube.com/watch?v=2bn_iTXbnjI

Curiosidades sobre a vossa majestade, o vinho

Para ser considerado vinho tinto é necessário conter um mínimo de 95% de uvas de variedades tintas autorizadas. A percentagem de Tempranillo ou Tinto Fino ou Tinta del País nestes vinhos não pode ser inferior a 75%.
Vinhos Tintos Jovens: sem envelhecimento ou com envelhecimento e/ou fermentação em casco por um período inferior a três meses.
Vinhos Tintos de Carvalho Jovem: com envelhecimento e/ou fermentação em casco durante mais de três meses.
Crianza Reds: envelhecimento mínimo de 24 meses e tempo em barris de carvalho de 12 meses ou mais.
Reserva vinhos tintos: envelhecimento mínimo de 36 meses e tempo em barris de carvalho de 12 meses ou mais.
Gran Reserva vinhos tintos: envelhecimento mínimo de 60 meses e tempo em barris de carvalho de 24 meses ou mais.

E você gosta de apreciar um bom vinho? Quer vir viver essa experiência conosco?

Fazemos um tour personalizado para ti.

 
 

Também pode estar interessado em…

Somos especialistas em tours guiados com fluência em português

Contato:

    INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS

    Responsável: DESCUBRA MADRID CONCIERGE S.L.-. Finalidade: Gerenciar a solicitação que você fizer neste formulário de contato. Legitimação: Consentimento do interessado DESTINATÁRIOS: Não serão cedidos a terceiros salvo obrigação legal. DIREITOS: Você pode exercer seus direitos de acesso, retificação, exclusão, oposição e outros direitos legalmente estabelecidos a qualquer momento através do e-mail sergio @ descubramadrid.com
    INFORMAÇÃO ADICIONAL: Pode consultar aqui informação adicional e detalhada sobre proteção de dados.

    Aceito a política de privacidade.

    Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente. Nossos telefones estão à sua disposição.

    Whatsapp:

    Telefones:

    +34 91 005 26 74

    +34 622 672 201

    +55 113 042 797

    0 comentários

    Olá, você precisa de ajuda?